Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Sistema Único de Saúde nasceu a partir da Constituição Federal, em 1988. A regulamentação da proposta, contudo, só aconteceu em 19 de setembro 1990, com a publicação da Lei nº 8.080, que previa acesso integral, universal e igualitário à saúde pela população brasileira. Em celebração ao marco dos 30 anos da efetivação do SUS como política pública no país, a Aprece realizará, nesta quinta-feira (17), a partir das 15h, um debate muito especial sobre o tema.

A Quinta com Debate dessa semana, transmitida no canal da entidade no YouTube, contará com a presença de grandes nomes da área. Além do presidente da Aprece, Nilson Diniz, está confirmado o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. Também participarão do encontro virtual: a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade; o superintendente da Escola de Saúde Pública, Marcelo Alcantara Holanda; o  coordenador geral da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; e a representante do Movimento #EuDefendooSUS, Silvia Bomfim.

As temáticas discutidas serão: o pioneirismo cearense na implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil; a convergência das ações do Governo do Estado para o fortalecimento dos SUS junto aos municípios; as ações de qualificação continuada dos profissionais do Sistema e sua importância para maior resolutividade na atenção em saúde; a força do municipalismo para implantação do SUS e para seu fortalecimento, bem como a luta pela superação do subfinanciamento das ações.

Serviço:

Quinta com Debate da Aprece

Tema: SUS – 30 anos de avanços e desafios na Saúde: o protagonismo do Ceará

Data: 17/09/2020

Horário: 15h

Local: Canal Aprece Ceará, no YouTube

(*)com informação da Aprece