Foi apovado, na última semana, na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Indicação de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que recomenda a instituição da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras no âmbito da Administração Pública do Estado do Estado.

“A profissão do Tradutor e Intérprete de Libras é um importante passo para inclusão dos deficientes auditivos, principalmente daqueles que necessitam diariamente do Poder Público, tendo sua comunicação consideravelmente facilitada. Entender e ser entendido é um direito de todos”, disse Queiroz Filho.

Segundo o Projeto, as atividades de Tradutor e Intérprete de Libras serão exercidas em qualquer âmbito da Administração Pública em que ocorram situações em que pessoas surdas necessitem estabelecer comunicação com não falantes de sua língua em quaisquer contextos possíveis, com atendimento presencial ou remoto.

Por se tratar de um Projeto de Indicação, ele será enviado como sugestão ao Governo do Estado do Ceará e, caso acate a ideia, deve reenviar para a Assembleia Legislativa como Projeto de Lei.