A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, nessa terça-feira (13), em votação terminativa, o Projeto que cria o Dia Nacional do Pastor Evangélico, a ser celebrado todos os anos no segundo domingo de junho. O texto seguirá para sanção presidencial.

O Projeto de Lei, como relata, no Jornal Alerta Geral, o repórter Carlos Silva, é oriundo da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). Zequinha sugeriu algumas alterações.


A principal mudança modificou a proposta para incluir as mulheres e denominar a data como Dia Nacional da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico.

COMEMORAÇÃO EM MUNICÍPIOS

O Dia do Pastor Evangélico já é formalmente comemorado em alguns municípios, como, por exemplo, Aparecida, no Estado de São Paulo. Em 2023, a homenagem foi instituída por meio de uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.

POPULAÇÃO EVANGÉLICA

Os dados sobre religião do Censo 2022 do IBGE ainda estão sendo processados e não foram divulgados, mas, na pesquisa de 2010, 22,5% da população eram evangélicos. Uma pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que, em 2020, 31% dos brasileiros se declaravam evangélicos.