Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Trinta mil metros quadrados (m²) de área para convivência em comunidade. Este é o ponto de partida da construção de um parque urbano no Itaperi, na área do antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), em Fortaleza. A estrutura da unidade prisional, desativada em 2013, será demolida para dar lugar a um equipamento que integrará areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, biblioteca comunitária, anfiteatro, rampa de skate, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e quiosques.

“Vamos fazer um parque com todas as atividades de lazer. Além do lazer ativo, com quadra poliesportiva, areninha, parquinho, a gente pensou em implantar uma biblioteca para o lazer passivo. E a biblioteca está associada ao anfiteatro, que vai funcionar como um elemento complementar às atividades da biblioteca”, explica Denise Sá Barreto, arquiteta da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O projeto, que entra em certame licitatório a partir do dia 6 de novembro, será executado através da SOP. O novo espaço pretende ser um convite ao convívio social e à prática de atividades físicas e culturais.

Localizado na Avenida Bernardo Manuel, o novo parque urbano incluirá também intervenções de urbanização do entorno, que passará por serviços de pavimentação, garantindo acessibilidade aos frequentadores e a revitalização da área como um todo. As intervenções mudarão o aspecto, especialmente, da rua Holanda.

“Com a requalificação já estamos prevendo a ampliação da via, para ter duas faixas independentes, justamente porque ela também vai dar acesso ao futuro Hospital Universitário que será construído no terreno da Uece”, detalha Denise Sá Barreto.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará