A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de lei que amplia o atendimento da população atingida pela estiagem por meio da operação carro-pipa.

O projeto de lei estabelece que áreas urbanas do semiárido poderão, também, ser atendidas pelo mesmo sistema de distribuição de água que, ao longo de décadas, socorre comunidades da zona rural.

REPERCUSSÃO NO JORNAL ALERTA GERAL

O Jornal Alerta Geral repercute, nesta quinta-feira, com o repórter Sátiro Salles, os efeitos do projeto de lei que pode ampliar a operação carro-pipa, uma inciativa que faz parte do conjunto de ações da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral, tem transmissão pela Internet e pelas emissoras de rádio do Sistema Ceará Agora de Comunicação e Rede SomzoomSat.

Se aprovado pelo Senado e sancionado pelo Presidente da República, o projeto de lei abre caminho para deputados e senadores ampliarem as áreas para as quais podem ser destinados os recursos das emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União.

O projeto de lei, que é de autoria do deputado Murilo Galdino, do Republicanos, da Paraíba, considera necessária a ampliação para atender maior número de comunidades.

Segundo o autor do projeto, as zonas urbanas do semiárido também vêm sofrendo com o colapso hídrico devido à estiagem. Essa é uma realidade que atinge, anualmente, dezenas de municípios do Ceará.

A Operação Carro-Pipa é coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e, em 2024, tem um orçamento de R$ 598 milhões e 600 mil.

LEIA MAIS