Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os ventos fortes sopram com mais velocidade e a areia voltou a invadir um dos trechos da CE-010, que liga a Praia do Caça e Pesca, na Sabiaguaba, em Fortaleza, ao Anel Viário e à Avenida Maestro Lisboa em direção às praias de Aquiraz. A duna se transformou em um dos pontos de lazer e diversão para quem passa pelo local e, nos finais de tarde, querem curtir o por do sol.

Os mais aventureiros sobem e descem a duna, em um movimento que exige esforço físico. A beleza da duna contrasta com o estreitamento da via – no sentido sertão/praia, que ficou invadida pela areia. O Governo do Estado trocou, em 2018, o asfalto pelo piso intertravado – bloco de concreto que evita que o piso, a exemplo do asfalto, fique escorregadio, gerando, assim, risco de acidentes. Mesmo com a troca do piso, os condutores de carros e motos devem ficar atentos porque, no local, a velocidade deve ser reduzida.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente explica que a ação de remoção da areia acumulada está sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas que, em agosto, solicitou a remoção da areia “por risco de acidentes”. Mas, segundo a Superintendência, por enquanto, a areia não será removida, por determinação da Justiça que proíbe o município e o Estado de realizar qualquer intervenção nas Dunas da Sabiaguaba.