A saída repentina do Dr. Cabeto do cargo de secretário de Saúde do Estado gerou uma onda de especulações nos bastidores políticos e, ao final da tarde, surgiu o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), como opção para substituí-lo.

O futuro da Secretaria da Saúde, assim como o movimento dos bastidores políticos que alimentam especulações sobre o nome para substituir o Dr. Cabeto, ganha destaque na edição desta quarta-feira do Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, entre os jornalistas Beto Almeida e Luzenor de Oliveira. Beto relata, ainda, o legado deixado na gestão de quase três anos do cardiologista.

Sete meses após deixar a Prefeitura de Fortaleza, de onde saiu com altos índices de aprovação, Roberto Cláudio tinha na agenda uma temporada longe da Capital, mas que fosse possível conciliar esse período sabático com ações que o possibilitassem manter a visibilidade na corrida pré-eleitoral.

A movimentação da área de imprensa do ex-prefeito foi insuficiente para gerar fatos e manter o pedetista com destaque na mídia e nas redes sociais. Um guarda chuva para essa projeção poderia ser um cargo importante no primeiro escalão da administração Camilo Santana, daí a possibilidade real do ex-prefeito desembarcar na Secretaria de Saúde do Estado.

SUMIÇO E SOMBRA

Simultâneo ao ‘sumiço’, que é natural de quem passa um longo período no poder, Roberto Cláudio viu o terreno ser ocupado por outro nome que aparece como pretendente ao Governo, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT).

Outra luz amarela que acendeu foi o avanço do deputado federal Capitão Wagner, do PROS, que se lançou pré-candidato ao Governo do Estado. Wagner representa o principal palanque no Ceará para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. O próprio Bolsonaro deu uma clara sinalização, ao passar, na última sexta-feira, pela Região Metropolitana do Cariri, que, em breve, o Ceará terá, também, um capitão. A referência era direta ao Capitão Wagner.

CASA ARRUMADA E OBRAS EM ANDAMENTO

A Secretaria de Saúde do Estado é uma casa arrumada, com muitas obras em andamento, bom equilíbrio financeiro e importantes projetos regionais que ajudam a dar visibilidade ao Governo e ao futuro comandante da Pasta. A inauguração do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, com sede nos limites dos municípios de Russas e Morada Nova, assim como o Hospital da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Bairro Itaperi, em Fortaleza, estão entre as principais obras a serem tocadas e concluídas por quem assumir a Secretaria de Saúde do Estado. As ações na área da saúde se estendem, também, a outras regiões do Interior do Estado, um caminho aberto para quem, com uma agenda política, pode antecipar 2022.

+Veja mais

A repórter Raquel Tavares, em participação no Jornal Alerta Geral, antecipa a informação sobre o troca no comanda da Secretaria de Saúde do Estado.