A atuação do ministro da Educação, Camilo Santana, foi determinante para assegurar R$ 11,5 bilhões no Orçamento da União de 2026 destinados ao programa Pé-de-Meia, uma das principais políticas públicas voltadas à permanência de jovens no ensino médio da rede pública.
A proposta original previa R$ 12 bilhões, mas, para garantir maior volume de dinheiro para as emendas parlamentares, os deputados e senadores retiraram R$ 500 milhões. Camilo caiu em campo nas articulações e evitou que uma fatia maior dessas verbas foi retirada.
BENEFÍCIOS
Com a dotação garantida, o programa deverá beneficiar cerca de 3,9 milhões de estudantes em todo o país, assegurando o pagamento de um auxílio mensal de R$ 200, condicionado à frequência escolar.
O incentivo financeiro tem impacto direto na rotina dos alunos, contribuindo para maior presença em sala de aula, redução da evasão e mais tempo dedicado ao aprendizado, já que muitos jovens deixam de abandonar a escola para complementar a renda familiar.
IMPACTO NO CEARÁ
No Ceará, o impacto é expressivo: quase 300 mil estudantes estão inseridos no programa, recebendo acompanhamento e o benefício, o que fortalece a permanência escolar e melhora os indicadores educacionais no estado.
O Pé-de-Meia oferece, além do auxílio menagem, outros estímulos, como incentivos por matrícula, conclusão do ano letivo e participação no Enem, criando uma trajetória de apoio contínuo ao estudante ao longo do ensino médio.
De acordo com o Ministro Camilo Santana, a iniciativa também contribui para a organização da vida financeira dos jovens, incentivando planejamento e responsabilidade.
Criado para reduzir desigualdades sociais, ampliar oportunidades e garantir a conclusão da educação básica, o programa se consolidou como uma política estruturante da área educacional, especialmente voltada a estudantes de famílias de baixa renda.
DIÁLOGO COM LEGISLATIVO
A garantia dos recursos ocorre em um cenário de disputa por espaço fiscal e de fortalecimento das emendas parlamentares, o que evidencia a relevância da articulação política de Camilo Santana junto ao Congresso Nacional para preservar investimentos considerados estratégicos.
Com os recursos assegurados no Orçamento de 2026, o Pé-de-Meia permanece como prioridade da gestão Camilo Santana, reafirmando a educação como eixo central das políticas de inclusão social, desenvolvimento humano e combate às desigualdades no país.
BENEFÍCIOS DO PÉ-DE-MEIA
- R$ 200 reais pagos pela matrícula no início do ano letivo.
- R$ 1.800 pagos em 9 parcelas ao longo do ano.
- R$ 1.000 de bônus pela aprovação no final do ano letivo.
- R$ 200 pela realização do Enem no último ano do ensino médio.
