De acordo com o deputado, o segmento vem passando por grandes transformações através das inovações nos sistemas produtivos, com destaque para a fruticultura, floricultura, carcinicultura, tilapicultura, apicultura e pecuária de leite, garantindo mais qualidade aos produtos e gerando mais emprego e renda no campo e na cidade.
Essas inovações foram possíveis devido ao trabalho dos profissionais das Ciências Agrárias, como agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros de pesca e técnicos agrícolas, dos quais a grande maioria vive no campo, auxiliando os agropecuaristas e suas famílias, destaca.
Davi de Raimundão salienta ainda que os profissionais de Ciências Agrárias são um dos principais formadores e executores das políticas de desenvolvimento rural, dando um grande aporte à solução dos problemas rurais.
Dentre os 21 nomes homenageados na solenidade estão o governador do Estado, Camilo Santana; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Rodrigues de Amorim, além dos zootecnistas João Paulo Arcelino do Rêgo, Ana Gláudia Vasconcelos, Rafael Teixeira de Sousa, Liandro Torres Beserra, Igo Renan Albuquerque de Andrade, Heitor Silva Chaves e Kélvia Jácome de Castro.
Vão ser homenageados ainda os engenheiros agrônomos Ricardo Rodrigues de Andrade, Aline Cavalcante Vieira, Sâmia Paiva de Oliveira, Marcos Amauri Bezerra, Ana Paula Bezerra de Araújo e Weberte Alan Sombra.