O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), marca os primeiros dois meses de gestão no comando da Mesa Diretora com a criação de canais para maior interação com os cearenses. Dentro dessa estratégia, estreia, nesta terça-feira (30), às 16 horas, o programa Grandes Debates – Parlamento Protagonista, com veiculação pela TV Assembleia, Internet e FM Assembleia.
A primeira edição do projeto, que tem coordenação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos do Legislativo, debate os avanços e entraves relacionados aos direitos das mulheres e a igualdade de gênero. Evandro considera que, quanto maior o número de canais para discussões de questões de interesse coletivo, mais democrático se torna o Parlamento.
Sob a mediação do jornalista Ruy Lima, o programa receberá a militante feminista e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carla Akotirene, a Procuradora Especial da Mulher da AL, deputada Augusta Brito (PCdoB), a assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado do Ceará, professora Zelma Madeira e a integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras e do Fórum Cearense de Mulheres, Beth Ferreira para a edição de março.
Entusiasta do projeto, o presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, deputado Tin Gomes (PDT), destaca a iniciativa da Mesa Diretora para lançar a série Grande Debates com o objetivo de ampliar e intensificar debates importantes para a sociedade.
De acordo com Tin Gomes, o projeto, que terá periodicidade mensal, envolverá ainda mais o Legislativo, que já realiza debates em comissões técnicas, em Plenário e em audiências públicas, em um efervescente processo de diálogo com a sociedade.
A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, Luiza Perdigão, reitera que o objetivo do projeto Grandes Debates – Parlamento Protagonista, é qualificar o debate para a população e para o Legislativo, uma vez que os temas abordados mensalmente serão de relevância nacional e muito atuais.
O projeto levará à sociedade novos temas a cada mês, que serão debatidos com pessoas atuantes nas áreas envolvidas, de forma a diversificar e aprofundar o debate, afirma Luiza Perdigão. Entre os temas previstos para as próximas edições estão renda mínima, reforma tributária, recursos hídricos, educação e direitos da população LGBTQIA+.
(*)com informação da AL