A Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira (24), às 19h, sessão solene para comemorar os 50 anos da criação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ocorrida em 15 de agosto de 1969. A solenidade, que atende o requerimento do deputado Romeu Aldigueri (PDT), será no Plenário 13 de Maio.

Segundo o parlamentar, a Companhia foi criada pelo decreto-lei nº 764, de 15 de agosto de 1969, como empresa de economia mista e subordinada ao Ministério de Minas e Energia, com a finalidade de fomentar as atividades minerais e executar os mapeamentos geológicos no Brasil.

Em 28 de dezembro de 1994, através da Lei nº 8.970, a CPRM passa a ser uma empresa pública, com a incumbência governamental de executar e coordenar o Programa Nacional de Levantamentos Geológicos Básicos, convertendo-se no “Serviço Geológico do Brasil, sendo seu estatuto social aprovado pelo decreto nº 1524, de 20 de junho de 1995.

“Conhecida inicialmente por CPRM, agora designada por Serviço Geológico do Brasil, está presente com ações em todos os estados da Federação. A composição envolve oito superintendências, três residências, cinco núcleos de apoio, dois centros de treinamentos e cinco litotecas, tendo a sede administrativa em Brasília e escritórios e departamentos técnicos no Rio de Janeiro”, esclarece Romeu Aldigueri.

A Companhia desenvolve e executa diversos projetos em todo o Brasil e, no Ceará destacam-se ações como: operação da Rede Hidrometeorológica Nacional; Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas; Sistema de Informações de Águas Subterrâneas; estudos diversos na plataforma rasa e continental brasileira e áreas oceânicas adjacentes; presença em situações de emergência hídrica, durante os períodos de escassez, seja na revitalização de poços, seleção de áreas para perfuração ou construção de poços de grande vazão, e o mapeamento geológico do Ceará.

Na ocasião, serão homenageados o chefe da residência em Fortaleza, Mickaelon Belchior Vasconcelos, o coordenador executivo, Francisco de Assis Vasconcelos, o assistente de administração e finanças, Alexandre Morais dos Santos, o assistente de geologia e recursos minerais, Edney Smith de Moraes Palheta e o assistente de hidrologia e gestão territorial, Robério Boto de Aguiar.

Também serão agraciados o assistente de infraestrutura geocientífica, Guilherme Marques e Sousa, além dos geólogosJosé Carvalho Cavalcante da CPRM e Francisco Pessoa de Andrade, da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).