Representantes do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida pelo deputado Renato Roseno (PSOL), se reúnem, nesta terça-feira, a partir das 11 horas, para discutir a situação de crianças e adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da Covid-19 no Ceará.
Um dos desafios a serem discutidos é a construção de um plano estratégico sobre políticas públicas necessárias aos órfãos da pandemia. A reunião contará com a participação da primeira-dama do Legislativo e líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão.
O repórter Sátiro Sales, em participação no Jornal Alerta Geral, dá destaque a reunião sobre os órfãos da Covid-19. O assunto ganha destaque, também, no Bate Papo Político, entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.
As estatísticas mostram que mais de 113 mil menores de idade perderam o pai, a mãe ou ambos para a Covid-19, entre os meses de março de 2020 e abril de 2021. Se consideradas as crianças e os adolescentes que tinham como principal cuidador avós ou avôs, esse número salta para 130 mil no País. Os números estão bem desatualizados porque foram coletados até o mês de abril de 2021, mas dão a real dimensão sobre a catástrofe social deixada pela covid-19.