Na próxima sexta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Ceará realiza uma reunião técnica para tratar da vacinação de lactantes e pesquisa sobre os efeitos na imunização dos lactentes.

O evento, que será realizado por meio da plataforma Zoom, foi solicitado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Renato Roseno (Psol). O parlamentar defende que seja avaliada a antecipação de vacinação de mulheres lactantes e o desenvolvimento de pesquisa sobre os efeitos para os bebês que recebem o leite materno de mulheres já vacinadas.

Ele explica que o Brasil tem a maior taxa de mortalidade infantil relacionada à Covid-19 do mundo, que afeta em especial crianças com menos de  um ano de idade. Além disso, há estudos científicos que apontam a existência de anticorpos no leite humano em mulheres vacinadas, “o que pode ser um especial fator de proteção para crianças cuja vacinação está longe de ser efetivada, e cujas medidas preventivas como uso de máscara e distanciamento social são difíceis de serem implementadas”, destaca o parlamentar.

Foram convidados a participar da reunião técnica para tratar da vacinação de lactantes e pesquisa sobre os efeitos na imunização dos lactentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde; da Sociedade Cearense de Pediatria; de cursos de Medicina e Pediatria; do Banco de Leite Maternidade Escola Assis Chateaubriand; do Hospital Geral Dr. César Cals; Hospital da Mulher Fortaleza; Maternidade Zilda Arns; Hospital Infantil Albert Sabin;  Movimento Lactantes pela Vacina; procuradoria da Assembleia Legislativa.