“O combate e a prevenção à violência contra a pessoa idosa são aspectos fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A realização de ações, políticas e campanhas neste sentido é algo imprescindível na promoção dos Direitos Humanos”, destaca o deputado.
Ainda de acordo com Renato Roseno, pessoas idosas, com idade superior a 60 anos “apresentam especificidades de saúde, sociabilidade e cuidado que demandam atenção focal do Estado nas políticas públicas, sobretudo, no enfrentamento aos diversos tipos de violência a que esta população está submetida”.
Foram convidados para o debate, representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Defensoria Pública Geral do Estado, da Associação Cearense Pró-Idoso, do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (Focepi), do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas/Ce), do Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará (Ceas), da Coordenadoria Estadual de Políticas para Idosos e Pessoas com Deficiência, entre outras entidades ligadas ao idoso.
WR/CG