O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão, anunciou nesta quinta-feira (1º) que a Casa terá apenas uma sessão por semana a partir do dia 16 de agosto. A decisão, que permanece até o dia 6 de outubro, quando é realizada a eleição, foi tomada após reunião entre a Mesa Diretora e o colégio de líderes. A data marca o início do período em que a Justiça Eleitoral permite a realização das campanhas por parte dos deputados.

As sessões serão às terças-feiras. Normalmente, três sessões ocorrem por semana, na terça, quarta e quinta. Os encontros das comissões, por sua vez, serão realizados durante as tardes de segunda-feira.

Retorno das atividades

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) retomou, nesta quinta-feira (01), as atividades legislativas com a realização da primeira sessão plenária após o recesso parlamentar. As atividades de plenário seguem em formato híbrido ( presencial e remoto), no  Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no 6º andar do anexo II da Alece.

No Legislativo, 10 deputados – nove em exercício e um titular licenciado – são pré-candidatos e devem disputar as eleições deste ano, incluindo Evandro.

A maior parte deles postulam prefeituras na Região Metropolitana de Fortaleza. Na Capital, chapa liderada pelo presidente da Assembleia, de oposição ao prefeito José Sarto, conta também com a deputada estadual Gabriella Aguiar na condição de vice. Outras quatro cidades vizinhas, São Gonçalo do Amarante com Cláudio Pinho; Maracanaú com Dra. Silvana e Lucinildo Frota; Caucaia com Emília Pessoa; e Maranguape com Lucílvio Girão, também têm pré-candidatos à Prefeitura. Todos são da oposição às atuais gestões.