A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, neste domingo (28), a 2ª edição do Vem pra Alece. De acordo com a organização do evento, cerca de cinco mil pessoas aproveitaram uma programação diversificada, com a prestação de diversos serviços gratuitos.

O evento contou com programação cultural, de lazer, ações voltadas para a cidadania, direitos da mulher, saúde, educação, cultura, espaço infantil, sustentabilidade, inclusão, empreendedorismo, apresentação dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, com direito a passeio no caminhão de combate a incêndio, e muito mais.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), afirmou que o Vem pra Alece é mais um fruto do compromisso de fazer da Casa um parlamento aberto, inclusivo,  que respeita as pessoas e suas diferenças. Ele enalteceu o reconhecimento das ações que a Alece tem implementado nos últimos anos.

“A nossa Assembleia está entre as quatro mais transparentes de todo o Brasil. Um parlamento aberto é ser transparente, é ter essa proximidade com a população. Por isso, desde 2021, nós iniciamos uma verdadeira andança em todo o estado do Ceará. Fomos a quatorze macrorregiões administrativas do nosso Estado, levando a Assembleia, levando as sessões plenárias e levando os nossos serviços”, ressaltou.

No palco principal do Vem pra Alece, Evandro Leitão lançou três novidades na Comunicação da Casa. O primeiro é o canal da Assembleia no WhatsApp, com o qual a população pode acompanhar os principais acontecimentos do Legislativo cearense pelo celular. O segundo produto é o novo programa conjunto das emissoras de rádio e TV da Assembleia, o Na Alece Tem, apresentado pela jornalista Magnólia Paiva, nas terças-feiras. Por fim, o presidente anunciou as novas marcas das emissoras: Alece TV e Alece FM.

“Através dessas novas marcas, nós queremos nos conectar ainda mais forte com a sociedade. Pode, a alguns, parecer que isso é uma coisa simples, mas não. Isso aí é uma forma de estarmos cada vez mais próximos, nos conectando com a sociedade, com a população da maneira geral”, pontuou o presidente.  

O chefe do Legislativo também visitou as tendas do Vem pra Alece, como a do Centro Inclusivo de Atendimento para o Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Cidadania, do Empreendedorismo, da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e o espaço de autocuidado do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). Ele participou ainda do aulão do programa Alcance e da homenagem aos estudantes de escolas cearenses premiados em olimpíadas científicas e de conhecimento, organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

O diretor Legislativo da Alece, Fabrício Machado, avaliou que o evento é um exercício da cidadania e um compromisso do presidente Evandro Leitão de fazer a Assembleia um exemplo de parlamento aberto, dialogando com a sociedade. “A população, ela vem para a Assembleia, dispõe de vários serviços de atendimento, seja na área da saúde, seja na área da cidadania, e tem a oportunidade de conhecer o espaço cujo poder ela detém. A gente nunca pode deixar de ressaltar que o exercício principal, titular do poder, são os cidadãos. Então, a população vem se apropriar do seu espaço, o espaço que lhe pertence. E essa é uma oportunidade”, enfatizou.