Os cearenses terão, a partir do dia primeiro de fevereiro, a maior representação feminina nos 188 anos de história da Assembleia Legislativa do Ceará. A poucos dias do início de uma nova legislatura (2023-2027) e passados menos de três meses das eleições de 2022, muita gente já esqueceu em quem votou para representá-lo (a) na Assembleia Legislativa.
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior e pelas redes sociais do @cearaagora, resgata os nomes dos deputados estaduais e deputadas estaduais, com o número de votos que os garantiram mandatos pelos próximos quatro anos.
Entre os 46 ocupantes de mandatos, que saíram, vitoriosos das urnas no dia 2 de outubro, 9 são mulheres. O repórter Carlos Alberto faz, no Jornal Alerta Geral, um relato sobre a presença feminina na Assembleia Legislativa.
BANCADA FEMININA
A bancada feminina, que fará parte da legislatura 2023-2027, será formada pelas deputadas Marta Gonçalves (PL), Dra. Silvana (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Luana Ribeiro (Cidadania), Lia Gomes (PDT), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB).
Marta, esposa do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, é, entre as deputadas estaduais eleitas, carrega o título de campeã de votos. Ela recebeu 112.787 votos. À exceção de Dra. Silvana, que construiu forte liderança no meio evangélico ao defender as bandeiras políticas do então presidente Bolsonaro, e de Emília Pessoa, que tem como principal base eleitoral a cidade de Caucaia, as demais mulheres eleitas à Assembleia Legislativa carregam o DNA herdade do poder político local.
Luana é esposa do prefeito de Cascavel, Tiago Ribeiro; Gabriella Aguiar é filha da prefeita de Tauá, Patrícia, e do ex-vice-governador Domingos Filho; Lia Gomes é irmã de Cid, Ivo e Ciro Gomes, Jô Farias, que já exerceu mandato de vereadora e vice-prefeita, é esposa do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, enquanto Juliana Lucena é filha do atual prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena.