Após os atos de vandalismo ocorridos na noite do último sábado, 7, no Sistema Verdes Mares de Comunicação, afiliada da Rede Globo no Ceará, associações de emissoras de Rádio e Televisão repudiaram os ataques, que deixaram vidraças quebras e muros pichados.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) disse repudiar com veemência os ataques e cobrou as autoridades que investiguem os fatos e punam os responsáveis.

Já a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Ceará (SINDATEL) disseram que atos de vandalismo, como o ocorrido na noite do último sábado, não caracterizam uma forma legítima de protesto e que os ataques constrangem a liberdade de imprensa.

Confira abaixo as notas de repudio na íntegra

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)

“A repudia e condena, com veemência, os ataques à sede do Sistema Verdes Mares de Comunicação, na noite deste sábado, 7, em Fortaleza (CE).

Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiadores de Lula tentaram entrar na TV Verdes Mares, forçando um dos portões do estacionamento e quebrando as portas de vidro de acesso à emissora. Os atos de vandalismo atingiram também a Rádio Verdes Mares, com a pichação de muros e paredes com tinta vermelha.

A ABERT considera inaceitável qualquer tipo de ataque ou violência contra profissionais e veículos de comunicação e pede às autoridades locais uma apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis.

A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,6 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas”.

Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Ceará (SINDATEL)

Agressões e atos de vandalismo não caracterizam expressão legítima de protesto, razão pela qual os veículos de radiodifusão cearense repudiam os atos praticados por supostos defensores do ex-presidente Lula contra os profissionais e instalações do Sistema Verdes Mares de Comunicação, com propósitos evidentes de constranger a liberdade de imprensa. 

Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão -ACERT

Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Ceará – SINDATEL