Até o final de 2018, todas as capitais do País e suas regiões metropolitanas, que representam mais de 1.300 cidades, terão o sinal de TV 100% digital. De acordo com a Seja Digital, instituição não governamental responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico, até 24 de outubro deste ano, eram 128 municípios brasileiros com digitalização finalizada, entre eles Rio Verde (GO), Brasília (DF), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações informa que, desde o início da implantação da TV digital no Brasil, 40 milhões de pessoas já foram beneficiadas. A tecnologia do sinal digital leva aos televisores melhor qualidade de som e imagem, com o fim dos “chuviscos” e “fantasmas” nas exibições.

Cronograma
Seis municípios da região de Vitória, no Espírito Santo, terão o sinal analógico desligado às 0h da noite desta quarta-feira (25). A população do Rio de Janeiro terá mais tempo para se preparar. As cidades cariocas terão o sinal analógico desligado em 22 de novembro.

Pelo cronograma, no dia 8 de novembro, o sinal analógico será desligado em Belo Horizonte e mais 38 cidades da região metropolitana.

Já em 29 de novembro será a vez de Campinas (SP) e mais 84 cidades próximas; Franca (SP) e outros 24 municípios da região; Ribeirão Preto (SP) e mais 19 cidades; Santos e outras oito cidades (SP); e mais 19 cidades do Vale do Paraíba, também no estado de São Paulo.

Kits
No total, já foram entregues mais de 6,2 milhões de kits digitais gratuitos. Planeja-se a distribuição de cerca de 14 milhões de kits até dezembro de 2018. A oferta começa cerca de 4 meses antes do desligamento de cada região.

O kit é composto de antena digital, conversor e cabo. Todos as pessoas cadastradas em programas sociais do Governo do Brasil podem retirar gratuitamente. Para receber, basta agendar a retirada em um dos PDRs (Pontos de Retiradas) locais pelo telefone 147 ou pelo www.sejadigital.com.br

Com informações do Seja Digital e MCTic