A Receita Federal faz um alerta sobre um novo golpe aplicado contra os contribuintes por via postal. Segundo o Fisco, uma correspondência é enviada para o endereço residencial, intimando a pessoa a atualizar seus dados cadastrais. Para isso, a carta sugere que o interessado acesse um determinado endereço eletrônico, a fim de regularizar sua situação. Esse site, no entanto, é falso.
Embora apresente sua logomarca, a correspondência não tem nenhuma relação com o órgão, informou a Receita Federal. Portanto, ao receber a correspondência, a orientação ao contribuinte é para que a destrua. Se insitir em acessar o endereço citado, o cidadão estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar dados pessoais, bancários e fiscais. Confira abaixo o modelo carta falsa.
O Fisco informa, ainda, que informações oficiais devem ser consultadas apenas por meio de seu site oficial (idg.receita.fazenda.gov.br), no qual também é possível fazer downloads de programas. Além disso, explica a Receita, em relação a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte somente passa essas informações, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Assim mesmo, o faz apenas por meio da declaração anual de Imposto de Renda.
Com informações Jornal Extra