A Prefeitura de Fortaleza, está promovendo ações de cuidado com a saúde bucal voltadas às pessoas em situação de rua. A iniciativa integra a campanha Semana Branca 2025, que tem como foco a promoção da saúde bucal. As ações seguem até esta sexta-feira (26). Durante esse período, dentistas e técnicos em saúde bucal realizam os atendimentos com o apoio da estrutura do programa Consultório na Rua.
Os atendimentos incluem escovação supervisionada, aplicação de flúor, rastreamento de câncer de boca e doação de escovas de dente. Além disso, haverá ação educativa sobre prevenção e os cuidados durante o sexo oral, com entrega de preservativos.
Os pacientes que necessitarem de cuidados especializados serão encaminhados aos postos de saúde ou aos Centros de Especialidade Odontológica (CEO), equipamentos que ofertam procedimentos clínicos odontológicos. Fortaleza conta com 134 postos e 04 CEOs gerenciados pelo poder público municipal.
A definição dos locais de atendimento das equipes de saúde bucal durante a Semana Branca levou em consideração o cronograma das equipes do Consultório na Rua, que é realizado de acordo com mapeamento das áreas de maior incidência de pessoas em situação de rua.
Informações – Prefeitura de Fortaleza
