Centrais sindicais estão promovendo, neste momento, um ato de bloqueio do trânsito na Rua Pedro Pereira, em frente à sede do INSS, no Centro de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (12), em resposta à aprovação do texto-base da reforma da Previdência e da votação dos destaques – trâmite que acontece desde terça-feira (9). A previsão é que encerre hoje.
Motoristas que desejam transitar no local precisam fazer o desvio pela Rua Barão do Rio Branco.
As centrais sindicais criticam a aprovação da Reforma na Câmara, e protestam contra a atuação da parte da bancada cearense que foi favorável ao texto. Aproximadamente 100 pessoas participam do ato, segundo os organizadores, que recolhem assinaturas para enviar a Brasília contra as mudanças na Previdência.
O ato teve início às 9h e se concentra em frente ao órgão, sem previsão de haver caminhada. No momento, membros das centrais sindicais discursam sobre aspectos da reforma e acontece a distribuição de panfletos para a população que passa pelo local.
A manifestação foi organizada por membros da Central Única dos Trabalhadores (Cut-Ce), da Central Sindical Popular Conlutas (CSP Conlutas), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Além disso, conta com o apoio de membros de movimentos sociais de Fortaleza.