Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone. Atualmente, as ligações feitas por telefone fixo para ela são gratuitas, mas não as oriundas de telefone móvel. O instituto, no entanto, vai acabar com as cobranças.

Para isso, será contratada uma empresa em licitação, conforme publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (21). O valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação. Além disso, conforme previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista para acontecer no dia 16 de novembro.

A medida deve atingir 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.

Até setembro de 2022, a Central 135 já tinha atendido mais de 30 milhões de chamadas. A Central funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

(*) Com informações Jornal Extra