A pesquisa foi desenvolvida Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Fundação Visite Ceará.
O objetivo foi produzir uma análise sobre o impacto econômico dos eventos em Fortaleza por meio do gasto per capita, bem como analisar os serviços turísticos e de infraestrutura. O estudo foi feito de abril a novembro de 2018.
Sérgio Aguiar a destaca a importância da apresentação dos dados na Assembleia Legislativa a fim de que a Casa possa dar sua colaboração na implementação de ações direcionadas ao desenvolvimento do Estado.
O parlamentar pontua que o mercado de eventos no Brasil é um setor que vem tendo um considerável crescimento e desenvolvimento. “Podemos encontrar vários estudos que apresentam o turismo de negócios como segmento gerador de desenvolvimento econômico capaz de preencher os vazios de sazonalidade turística”, afirma.
O relatório da pesquisa será apresentado por representantes das instituições envolvidas no projeto.
Entre os convidados para o debate estão o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira; a diretora do Sindieventos, Circejane Teles; e a presidente da Convention & Visitors Bureau, Ivana Bezerra Rangel.