A partir desta quarta-feira (17) milhares de beneficiários do antigo Bolsa Família começam a receber o Auxílio Brasil, novo programa social do Governo Federal. Cerca de 14 milhões e meio de famílias serão atendidas, entre elas, milhares do Ceará. Os pagamentos começam nesta quarta-feira e serão utilizados os mesmos cadastros dos beneficiários do Bolsa Família.
Quem já tinha o Bolsa Família vai receber o Auxílio Brasil automaticamente. Já para quem está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família, vai para uma lista de reserva. De acordo com a Caixa Econômica Federal, os cartões e as senhas utilizados para saque continuam válidos e poderão ser utilizados para o receber o Auxílio Brasil.
Também foi lançado, nesta terça-feira (16), um aplicativo chamado Auxílio Brasil, que substituirá o aplicativo Bolsa Família. Os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e agências do banco.
O pagamento vai limitar o número de beneficiários do Bolsa Família, atualmente em 14,6 milhões de pessoas. O valor médio do benefício do Auxílio Brasil será corrigido em 17,84% em novembro, mas a ampliação do número de beneficiados está prevista somente para o mês de dezembro — quando novas famílias serão incorporadas. O valor médio do Auxílio Brasil será de R$ 217,18 em novembro.
A Caixa informou ainda que os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, nos terminais de autoatendimento, nas lotéricas, nas agências e em correspondentes Caixa Aqui. As famílias também podem verificar a situação pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 111.