Real Moeda brasileira


A Caixa Econômica Federal paga, nesta semana, a parcela de setembro aos beneficiários do Auxílio Brasil que possuem o Número de Inscrição Social com final 6, 7, 8, 9 e 0. Será a segunda parcela do benefício no valor oficial de R$ 600, que está estabelecido até dezembro deste ano. O pagamento segue de maneira escalonada com base no último dígito do Número de Identificação Social, no mesmo modelo do extinto Bolsa Família. Os repasses iniciaram nessa segunda-feira, 19, e vão até o dia 30 de setembro. Conforme foi divulgado pelo Ministério da Cidadania, mais de 20,6 milhões de brasileiros estão aptos a receber o benefício nesse mês. Beneficiários com o NIS com final 1, 2, 3 e 4 já estão com o auxílio disponível.

O pagamento do Auxílio Brasil ocorre por meio da Caixa Econômica Federal, mas segue a lista gerenciada pelo Ministério da Cidadania. A pasta informa que mensalmente faz revisões no banco de dados de beneficiários para inclusão de novas famílias na lista de pagamento.  A ampliação para novos inscritos teve início no mês de dezembro e seguirá continuamente com objetivo de garantir a inclusão mensal de novos beneficiários e a exclusão daqueles que recebem o benefício indevidamente ou que tenham deixado de fazer parte do perfil do programa social. Por conta disso, não é preciso fazer um recadastramento no Auxílio Brasil em si, basta manter atualizado os dados no CadÚnico para continuar recebendo o benefício. 


O programa social não possui uma base de cadastro própria, isso significa que não há como se cadastrar ou candidatar diretamente ao Auxílio Brasil. Desse modo, quem cumprir os requisitos de participação no programa devem se inscrever e manter os dados atualizados nos centros de atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais.