COMERCIO JUAZEIRO DO NORTE; MERCADOS; MERCEARIAS; FOTOS NIVIA UCHOA/GOV. DO CEARA;

Mais de 12 mil cearenses registraram demandas no atendimento on-line para receber o Auxílio Cesta Básica, de acordo com informações da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. A secretaria oferece um suporte para dúvidas por meio do chat no site. Todo o processo pode ser feito também por celular.

O benefício é concedido pelo Governo do Ceará para trabalhadores de transporte alternativo e escolar, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo, despachantes documentalistas, ambulantes e feirantes que tiveram a renda prejudicada em razão da pandemia. O benefício de R$ 200 é voltado para a compra de produtos alimentícios. O auxílio está com inscrições abertas até o dia 14 de maio, no site da Secretaria da Proteção Social (www.sps.ce.gov.br).

Ao todo, 150 mil profissionais que tiveram a renda reduzida em razão da pandemia poderão receber o auxílio. O pagamento será feito por meio de cartão alimentação e em duas parcelas de R$ 100. Para efetuar a inscrição, será necessário anexar imagem do RG, comprovante de residência ou declaração; folhas da Carteira de Trabalho que indiquem não haver nenhum vínculo ativo ou outro documento que possibilite essa comprovação; e documentos que comprovem o exercício da atividade profissional.

Não serão aceitas inscrições de titulares de benefício previdenciário ou assistencial; além de pessoas que recebam seguro-desemprego, programa de transferência de renda federal, exceto Auxílio Emergencial e do Programa Bolsa Família; exerçam cargo, emprego ou função pública; e tenham recebido os auxílios estaduais da Secult e Setur.