O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou mais uma fase de liberação do pagamento do Pé-de-Meia: a partir de segunda-feira, dia 28, os estudantes do ensino médio da rede pública, nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, começam a receber o auxílio correspondente ao mês de outubro.

Instituído pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia prevê pagamento do incentivo aos alunos do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentarem frequência escolar adequada e que atendam às demais regras do Programa.

BÔNUS E INCENTIVO

Além das parcelas mensais, no valor de 200 reais, o Pé-de-Meia tem um bônus anual de R$ 1.000, desde que o estudante seja aprovado no ano escolar.

Se comprovar a participação no Enem ao final do 3º ano, o aluno inscrito ganha, ainda, um valor adicional, de 200 reais, pago em parcela única. Somente no Ceará, o Pé-de-Meia beneficia 273 mil e 800 estudantes, movimentando, até o momento, 300 milhões de reais.

Ao final de 2024, os investimentos do Ministério da Educação, por meio do Pé-de-Meia, somente nos 184 municípios cearenses, serão superiores a 700 milhões de reais. O Ministro Camilo Santana considera o programa de extrema relevância social porque estimula os estudantes a permanecerem na sala de aula.