A segunda parcela do auxílio emergencial 2021 começa a ser paga em 16 de maio para o público em geral e em 18 de maio para os que pertencem ao Programa Bolsa Família (PBF). Os pagamentos da segunda parcela vão até 16 de junho para os cadastrados via CadÚnico, site e aplicativo. O calendário de pagamentos para quem tem Bolsa Família segue a ordem do número final do NIS, habitual do programa e a segunda parcela será paga até 31 de maio.
A lista de aprovados para a segunda parcela do auxílio emergencial 2021 poderá ser consultada no Portal de Consultas da Dataprev. No site, o beneficiário deverá informar nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome da mãe e data de nascimento. O ministério lembra ainda que as novas regras do auxílio emergencial não permitem novos cadastros.
O auxílio emergencial 2021 será concedido ao trabalhador que estava recebendo, em dezembro de 2020 e que cumpra as regras publicadas na Medida Provisória. Quem recebe o Bolsa Família e os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) não precisam fazer a pesquisa no site e não vão constar na lista da Dataprev. Nesses casos, as parcelas vão ser depositadas automaticamente – desde que o beneficiário atenda os critérios de elegibilidade do auxílio.