Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 3 recebem nesta terça-feira (dia 20) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.
Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 10 milhões de beneficiários do Programa Bolsa Família vão receber o auxílio emergencial em abril. Ao todo, 14,6 milhões de famílias terão o benefício creditado este mês, sendo 4,6 milhões com os valores regulares do programa do Bolsa Família.
O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada na semana passada e vai até 30 de abril. A maior parte dos beneficiários, cerca de 50,9%, é composta por mulheres chefes de famílias e mais de 5 milhões de pessoas receberão R$ 375 cada.
Outros 4,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família não foram considerados elegíveis ao auxílio emergencial 2021 em abril. Eles seguirão recebendo o valor habitual do programa. O público do Bolsa Família recebe o auxílio emergencial desde que existam pessoas no grupo familiar que atendam aos critérios e o valor do auxílio seja maior que a quantia já recebida pelo Bolsa Família.
Calendário
Embora o cronograma de saque tenha sido antecipado pelo governo para trabalhadores informais e desempregados, o calendário de pagamento para o público do Bolsa Família não muda. As datas são destinadas ao pagamento das quatro parcelas para beneficiários que fazem parte do Bolsa Família. As ordens de depósito na conta digital da Caixa e da autorização para o saque em dinheiro, para este grupo, caem sempre no mesmo dia.