A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quinta-feira (12), o calendário da quinta, sexta e sétima rodadas do auxílio emergencial. O pagamento da quarta parcela terminou em 30 de julho. O benefício, que acabaria em julho, foi prorrogado pelo governo por mais três meses e agora será depositado até outubro. As três parcelas extras custarão mais R$ 20 bilhões aos cofres públicos.
A expectativa do governo é que, em novembro, o Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família, comece a ser pago. O valor desse benefício só deve ser anunciado em setembro.
“O programa termina quando começar o Auxílio Brasil, em novembro. E já está acertado com a equipe econômica um aumento de, pelo menos, 50% em relação ao Bolsa Família”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro. O benefício médio do Bolsa Família é de cerca de R$ 190.
A quinta parcela do auxílio emergencial começa a ser paga no próximo dia 18. Recebem primeiro os beneficiários do Bolsa Família que migraram temporariamente para o auxílio. Depois, o calendário segue com os demais beneficiários. Como nas parcelas anteriores, o pagamento será escalonado de acordo com o mês de nascimento do titular.
A Caixa continuará efetuando o pagamento primeiro com crédito em conta e, depois, com a liberação do saque em dinheiro.
O banco esclarece que não haverá novo cadastro. Os beneficiários que já receberam as parcelas anteriores e que cumprem os requisitos vão receber as parcelas extras.