As novas parcelas do auxílio emergencial começaram a ser pagas em abril e, até agora, 2.017.177 famílias cearenses foram contempladas com o benefício, correspondente a 21,96% da população do Ceará. O número de beneficiários no Estado é 42% menor em relação ao programa do ano passado, quando aproximadamente 3,5 milhões de pessoas receberam o auxílio, cerca de 38,5% da população.

Só em Fortaleza, a quantidade de pessoas elegíveis em 2021 é de 569.165. O montante repassado ao estado é da ordem de R$ 728 milhões, de acordo com informações do Ministério da Cidadania. Em 2020, considerando todas as parcelas pagas, o auxílio emergencial aos cearenses demandou R$ 15,21 bilhões dos cofres públicos. 

De acordo com o Ministério da Cidadania, a estimativa inicial era contemplar cerca de 45 milhões de famílias neste ano.

“A projeção considerou os cidadãos que já estavam recebendo, em dezembro do ano passado, o Auxílio Emergencial e a extensão do benefício, que totalizou 56,4 milhões de cidadãos”, detalha em nota. 

Segundo os dados do Ministério, Fortaleza é a quarta capital em número de beneficiários neste ano, ficando atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA). A região Sudeste lidera a quantia de pessoas elegíveis, com 15 milhões de famílias contempladas. Em segundo lugar, fica o Nordeste, com 12,7 milhões.