A segunda etapa de mudanças para implantação do trinário que envolve a avenida Duque de Caxias, ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, em Fortaleza, passa a valer a partir desta terça-feira, 29. O sentido único Aldeota-Centro na avenida será estendido um pouco mais. A via passa a ter sentido único da rua Major Facundo até a avenida Padre Ibiapina.
Com a mudança, mais quatro linhas de ônibus serão levadas para corredor exclusivo na Meton de Alencar. Esta rua e a Clarindo de Queiroz recebem o fluxo de veículos no sentido Centro-Aldeota.
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estarão hoje orientando os condutores no local. Cerca de 60 mil veículos trafegam na região, aproximadamente 300 mil usuários serão impactados com as mudanças.
As linhas com trajetos transferidos nesta segunda etapa de modificações são: 077- Parangaba/ Mucuripe; 177 – Parangaba/ Mucuripe; 504 – av. Treze de Maio/ Rodoviária II; e 703 – Paupina/ Pici. Além dessas alterações, nove outras forma feitas desde a semana passada. São elas: 753 – Cidade/ Sargento Hermínio; 762 – Caça e Pesca/ Centro/ IE; 026 – Antônio Bezerra/ Messejana; 028 – Antônio Bezerra/ Papicu; 098 – Expresso/ Antônio Bezerra/ Papicu; 670 – Sítio São João/ Centro; 713 – Santos Dumont/ Perimetral; 725 – Parque Santa Maria/ Liceu; e 728- José Walter/ Centro.
O projeto trinário implanta sentido único na avenida Duque de Caxias em cinco etapas. Além das duas já citadas, a próxima está prevista para ser implementada em 31 de outubro, próxima quinta-feira. O sentido único será ampliado desde a rua Major Facundo até a avenida Dom Manuel.
A quarta etapa, prevista para 5 de novembro, compreenderá expansão da via única da Dom Manuel à rua Nogueira Acioly. No dia 7, a última etapa irá alterar a avenida Pe. Ibiapina. O fluxo ficará unicamente no sentido praia -sertão entre as avenidas Duque de Caxias e Bezerra de Menezes. A mudança prevista é a retirada da possibilidade de conversão à esquerda de quem vinha da Bezerra para a Ibiapina.