Mais de 400 municípios das cinco regiões do País serão beneficiados com as propostas pré-selecionadas pelo Ministério das Cidades para o programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. O resultado saiu após conhecimento da quarta lista de propostas do Grupo 1, que trata dos municípios com até 250 mil habitantes.
Com a divulgação, somam-se 549 propostas, com investimento total de cerca de R$ 3,8 bilhões para a mobilidade urbana brasileira. As cidades solicitaram os recursos para aplicação em projetos, planos e obras do setor, como pavimentação de vias urbanas, sinalização viária e drenagem.
Os municípios que contêm propostas na lista de pré-seleção deverão apresentar ao agente financeiro o projeto básico do empreendimento para validação, além das outras documentações necessárias para a análise de risco e de engenharia.
Mobilidade Urbana
O objetivo do programa é melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por meio do financiamento de ações de mobilidade voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo sobre pneus, ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.
Fonte: Governo do Brasil