Avanço no ensino público: Senado homenageia Elmano por avanços do Ceará na alfabetização infantil

O Senado Federal homenageou, na manhã desta segunda-feira (18), cinco governadores cujos estados se destacam pelos avanços na alfabetização infantil e na redução das desigualdades de aprendizagem entre alunos de diferentes contextos sociais.

Entre os agraciados está o governador do Ceará, Elmano de Freitas, que recebeu a 2ª edição da comenda “Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa”.

O Ceará e o Mato Grosso foram reconhecidos pela segunda vez consecutiva.

A homenagem foi criada a partir de projeto do senador Cid Gomes e reforça o compromisso do Legislativo com o Plano Nacional de Educação (PNE) e com o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

ESCOLHA TÉCNICA

A seleção dos governadores homenageados foi realizada por um comitê técnico formado por representantes:

  • do Senado Federal;
  • do Ministério da Educação;
  • do Inep;
  • do Unicef;
  • e de instituições ligadas à educação.

Os critérios utilizados foram técnicos e baseados em indicadores objetivos, sem interferência política.

Entre os principais eixos avaliados estão:

  • resultados de alfabetização;
  • equidade;
  • formação de professores;
  • e colaboração entre estados e municípios.

CEARÁ É REFERÊNCIA

O Ceará alcançou 84% de crianças alfabetizadas no Índice Criança Alfabetizada (ICA), além de apresentar destaque nos indicadores de equidade racial e socioeconômica.

O Estado também obteve pontuação máxima em formação continuada de professores, com ampla participação das redes municipais nos programas de capacitação.

RECONHECIMENTO À EDUCAÇÃO

Durante a cerimônia, o senador Cid Gomes destacou o esforço dos estados homenageados e reafirmou o compromisso do Senado com a educação pública.

Já o senador e ex-ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a mobilização de estados e municípios em torno da alfabetização na idade certa.

Ao receber a homenagem, Elmano de Freitas afirmou que a comenda representa reconhecimento ao trabalho coletivo desenvolvido no Ceará.

“Mais do que um reconhecimento ao Estado do Ceará, essa homenagem celebra os milhares de professores, gestores, servidores, famílias e estudantes que acreditam que a educação transforma vidas e constrói oportunidades”, declarou o governador, entusiasmado com o reconhecimento nacional aos avanços do Ceará na área do ânimo público.

(*) Com informações do Governo do Estado do Ceará