A avenida 13 de Maio, que interliga os bairros Benfica e Bairro de Fátima, teve sua velocidade reduzida para 50 km/h na última sexta-feira. A redução na velocidade vai ocorrer no trecho entre as avenidas José Jatahy e Visconde do Rio Branco. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, os motoristas terão um período de três meses para se adaptar à mudança.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, cerca de 44 mil veículos trafegam diariamente pela 13 de Maio, e a readequação dos limites de velocidade em vias com alto volume de tráfego é um dos fatores que ajudam a reduzir riscos de acidente. Conforme levantamento da AMC, a avenida 13 de Maio registrou, entre janeiro de 2019 e março de 2023, 32 atropelamentos, quatro mortes e 231 acidentes de trânsito com feridos.
A Prefeitura de Fortaleza destaca que a redução de velocidade tem sido bem sucedida nas vias da cidade, como na avenida Leste-Oeste, onde ocorria, em média, 11 mortes por ano em acidentes e, em 2022, após a redução de velocidade, não houve nenhum óbito. Além da mudança de velocidade, a avenida 13 de Maio vai receber uma série de intervenções de segurança viária, como a renovação da sinalização em 34 cruzamentos, o prolongamento das calçadas e a instalação de semáforos com pausa para pedestre nos cruzamentos com as ruas Barão de Aratanha, Senador Pompeu, Jaime Benévolo e Marechal Deodoro.