Após receber obras de requalificação e urbanização, a Av. José Bastos terá a sinalização renovada com nova infraestrutura cicloviária e limite de velocidade. A implantação será iniciada a partir desta terça-feira (24/08), devendo contar com o suporte operacional dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Placas de 50 km/h serão instaladas no trecho compreendido entre a Rua Gomes Brasil e Av. Domingos Olímpio, por onde trafegam cerca de 47 mil veículos diariamente. De 2015 a 2020, foram registrados 607 acidentes, sendo 232 com vítimas e 29 atropelamentos. Neste período, 11 pessoas perderam a vida.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velocidade excessiva é o fator de risco que mais causa acidentes, responsável por uma em cada três mortes por sinistros em todo o mundo.
Conforme a instituição, a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, prejudicando a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista eleva as chances de um atropelamento ou acidentes em geral.
A exemplo do que acontece com outras vias, será dado um período educativo de seis meses para que os condutores se adaptem à mudança. Estão programados também comandos de educação para promover uma maior conscientização acerca da medida.
Obras
As obras de requalificação da Av. José Bastos, no trecho entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Domingos Olímpio, foram concluídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Toda a via foi contemplada com 5,4 km de infraestrutura cicloviária, sendo a maior parte de ciclovia bidirecional e alguns trechos de ciclofaixas. Os espaços exclusivos para circulação de bicicletas receberá nova sinalização.
Essa infraestrutura cicloviária traz segurança e conforto para os ciclistas que trafegam na Av. José Bastos, importante corredor de transporte da cidade. Contempla 10 bairros diferentes e chega até o Centro através de conexão com as ciclofaixas já existentes na Tristão Gonçalves e Imperador.
Esse projeto inclui ainda a readequação do canteiro central e sistema de drenagem, além do redesenho na sinalização da via, incluindo a renovação da sinalização da faixa exclusiva de ônibus.