A Orientadora da Célula de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado, Kelvia Borges, disse, nesta segunda-feira (04), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que é cada vez mais preocupante a queda nos índices de vacinação. A baixa cobertura vacinal, segundo ela, coloca em risco o trabalho de décadas, gerando, assim, ameaça para maior incidência de doenças preveníveis – como caxumba, poliomielite e sarampo.

Ao conversar com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, Kelvia Borges faz um apelo para os pais e responsáveis atualizarem a carteira de vacinas dos seus filhos e os aconselha a procurarem os postos de saúde que apresentam condições sanitárias seguras e dispõem de todos imunizantes destinados a crianças e adolescentes.

Kelvia revela, ainda, que a preocupação é maior ainda em relação as crianças com menos de um ano de idade. Ao responder à pergunta sobre as razões para a brusca redução no número de vacinas aplicadas a crianças e adolescentes em todo o Brasil, com o mesmo reflexo no Ceará, ela citou, entre os principais fatores, a desinformação e, principalmente, as notícias falsas que induzem muita gente a desconfiar ou não acreditar nos efeitos positivos dos imunizantes.

As notícias falsas e a falta de informações sobre a importância das vacinas, segundo Kelvia Borges, contribuíram para diminuição da aplicação de imunizantes nos anos de 2019 e 2020, com um agravante desse quadro no período da pandemia da Covid-19. A Orientadora da Célula de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado pediu para os pais se programarem para a campanha de multivacinação, que começou no dia primeiro e se estende até o próximo dia 29, com mais uma oportunidade para maior proteção à saúde dos seus filhos.

MAIOR REDE DE RÁDIO DO CEARÁ

O Jornal Alerta Geral é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pela FM 107.5 nas Regiões do Litoral Leste e Vale do Caju, englobando cidades da RMF, chega ao Interior do Estado por mais de 20 emissoras de rádio e tem, também, transmissão, com imagens, pelas redes sociais do @cearaagora.