Os clientes do Banco do Brasil poderão realizar suas transações bancárias diretamente pelo Messenger do Facebook, sem recorrer ao internet banking ou aplicativo do banco. O BB é o primeiro banco de varejo no Brasil que combina as funcionalidades do Messenger com a inteligência artificial do Watson da IBM, para prestar atendimento aos clientes realizando transações via chatbot. Além disso, as trocas de informações nas interações com os clientes do BB são criptografadas de ponta a ponta.

A solução será iniciada em projeto piloto com cerca de mil clientes e um grupo de funcionários. Inicialmente, estão disponíveis consulta de extrato da conta corrente e informações sobre cartão de crédito, como: fatura, solicitação de 2ª via e liberação para uso do plástico. Nesta fase, em que as transações em teste envolvem assuntos relacionados às transações com cartões Ourocard, o BB conta com o apoio da Visa.

Nos próximos dias, as consultas de saldo e extrato da poupança, assim como o extrato de fundos de investimento também estarão disponíveis. O Bando do Brasil prevê a abertura da ferramenta para todos os clientes após a fase de teste.