O Banco do Nordeste tem a ouvidoria com melhor índice do país no “Ranking de Qualidade de Ouvidorias”, publicação do Banco Central (BACEN). A avaliação é realizada entre as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes e o resultado é relativo ao terceiro trimestre deste ano.
O BNB é o único banco do país desta categoria a conquistar a nota máxima de 5 no trimestre. O ranking é formado a partir das demandas registradas pelo público e considera bancos comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimento, filiais dos bancos estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) e administradoras de consórcio.
O funcionamento das ouvidorias é regulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Elas têm atribuições de prestar atendimento de última instância às demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário da instituição; atuar como canal de comunicação, inclusive na mediação de conflitos; e informar ao Conselho de Administração a respeito de suas atividades.