O chamado dinheiro esquecido que está guardado nos bancos e instituições financeiras: são 2,5 bilhões de reais pertencentes a pessoas falecidas. De acordo com o Banco Central, herdeiros, inventariantes ou representantes legais podem solicitar o resgate desse dinheiro, desde que apresentem a documentação necessária.


O resgate é possível desde que o inventário da pessoa falecida esteja finalizado. O processo para verificar se há valores a serem resgatados é feito diretamente no Sistema de Valores a Receber. É preciso, nesse caso, que o herdeiro ou responsável legal acesse o site, informe o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida, e utilize a conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Ao acessar o sistema, o interessado poderá identificar em quais instituições o dinheiro está disponível e, após essa informação, é necessário entrar em contato diretamente com o banco onde o valor está retido. Cada instituição pode exigir diferentes documentos e procedimentos para a retirada do montante.

CAMINHOS DO DINHEIRO ESQUECIDO

1) Acesse o site do SVR e clique em “Consulte Valores a Receber”;
2) Informe o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida;
3) Se houver valores, o sistema indicará que “O CPF pesquisado tem valores a receber”;
4) Faça login na conta Gov.br do interessado em resgatar o dinheiro;
5) Selecione “Valores para pessoas falecidas” e repita a consulta;
6) Concorde com o “Termo de Responsabilidade de acesso a dados de Terceiro”;
7) O sistema exibirá a lista de valores do falecido, com a faixa de valores disponíveis, a instituição financeira responsável e os dados para contato.