Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Moradores do município de Saboeiro comemoram a sangria da barragem dos Caldeirões. Trata-se do primeiro reservatório a transbordar este ano no Ceará. A lâmina na manhã de hoje, quarta-feira, era de  5 cm, num espetáculo que atraiu a curiosidade de moradores. A barragem recebeu considerável recarga com as chuvas das últimas 24 horas que banharam a região dos Inhamuns, no Alto Jaguaribe. O reservatório barra o rio Jaguaribe sendo fundamental para o abastecimento da cidade de Saboeiro.

As chuvas das últimas 24 horas, segundo o Portal Hidrológico do Ceará, proporcionaram um pequeno aporte nos 32 açudes monitorados pela Cogerh. Deles, apenas a barragem Caldeirões está sangrando. O açude Castanhão, por sua vez, continua em situação difícil com apenas 4,97 de sua capacidade. Os açudes que apresentam uma reserva acima de 40% da capacidade, de acordo com o Portal Hidrológico são: Tucunduba (Senador Sá) com 45,47%; Acaraú Mirim (Massapê) com 40,86%; Itaúna (Granja) com 47,61%; Colina (Quiterianópolis) com 56,17; e Jenipapo (Meruóca) com 69,42%.

 

Um total de 16 reservatórios encontram-se com volume morto, ou seja, não receberam aporte. O internauta poderá acompanhar a variação das chuvas no Portal Hidrológico no endereço http://www.hidro.ce.gov.br/reservatorios/quantidade/aporte.