Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Abrir mão da grana! Este foi apelo que o senador Tasso Jereissati fez para os parlamentares da Câmara Federal, a fim de que estes deixem o gerenciamento dos recursos das emendas individuais impositivas para o governo federal. De modo que o Ministério da Saúde possa utilizar o dinheiro na elaboração de ações de combate ao coronavírus. O assunto foi destaque no Bate-papo político desta segunda-feira (16).

Para além da questão de saúde, o dinheiro que gira em torno de R$ 15 bilhões de reais, também seria utilizado para minimizar os problemas econômicos que surgem diante da suspensão de muitos voos, adiamento de grandes eventos e impedimento de muitas jornadas de trabalho por conta dos riscos de contágio.

Em sua fala, o jornalista Beto Almeida comenta que os apelos de Tasso são importantes diante do diagnóstico que deve ser feito em meio ao surto do novo coronavírus:

“A recomendação ponderada do senador Tasso Jeressati, é porque é o seguinte, tem que se avaliar o impacto e os efeitos dessa pandemia na economia, na forma como o país vai ter de reação em caso de necessidade, por exemplo, de contratação de leitos de UTI. Porque nós não temos leitos suficientes na iniciativa publica.  Tem que inclusive comprar, alugar isso na iniciativa privada. Isso requer recursos”

Beto pontua que a questão não tem a ver somente com a letalidade do vírus, mas sim com a necessidade de se possuir um rede abrangente e eficaz que possa atender aos anseios da população. Por fim, ele ainda destaca que a medida proposta pelo senador Tasso não tem qualquer relação com terrorismo, mas sim com a realidade e o objetivo é “para que o país esteja preparado, de fato, para enfrentar a pandemia”.

O jornalista Luzenor de Oliveira também menciona que o governo federal prepara medidas para reduzir a carga tributária sobre os produtos que precisam ser utilizados no combate ao coronavírus e, além disso, recomenda aos governos estaduais abrirem mão de parte do ICMS especificamente na compra dos equipamentos necessários. Confira o bate-papo na íntegra logo abaixo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp