Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A semana promete ser movimentada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Os partidos políticos têm até às 19 horas da próxima quarta-feira, 15, para pedir registro das candidaturas de seus candidatos à Câmara, Senado, Assembleias Legislativas, governos estaduais e Presidência da República. O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta segunda-feira, 13, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Na disputa presidencial, até o momento, apenas dois partidos pediram a registro de candidaturas: o PSOL, que oficializou Guilherme Boulos como candidato à Presidência e Sônia Guajajara como sua vice, e o PSTU, que lançou Vera Lúcia como postulante ao Planalto, com Hertz Dias na vice. Ambos os partidos lançaram chapa pura.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacaram que, a partir de 16 de agosto, dia seguinte ao prazo final para solicitar o registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral, as campanhas na rua começam de forma oficial. A partir da data, os candidatos poderão pedir votos utilizando carros de som em pontos fixos da cidade, além de organizar carreatas, passeatas e comícios. Já a propaganda eleitoral gratuita nas redes de Rádio e TV começa no próximo dia 31 de agosto.

Luzenor lembrou que a vontade dos candidatos era de “empurrar” um pouco mais para adiante o início da campanha, já que ainda há indefinições e divergências dentro de algumas chapas. Beto ponderou, contudo, que a ideia é pegar o eleitor no “susto”, citando a propaganda eleitoral gratuita mais curta em relação a de 2016.

Ausência de pesquisas

Luzenor e Beto ressaltaram a falta de pesquisas de intenção de voto no Ceará em relação ao pleito de 2016 – neste ano, até o momento, nenhuma pesquisa para o Governo do Estado ou Senado foi divulgada. O cenário pode mudar nesta semana já que Sistema Verdes Mares encomendou ao Ibope uma pesquisa de intenção de voto que deve ser divulgada até a próxima sexta-feira, 17.

Campanha ‘triplex’

A indefinição ainda ronda o PT a dois dias do prazo para pedir o registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser lançado como candidato à Presidência da Repúbica na próxima quarta, com Manuel D’Ávila (PCdoB) ocupando a vaga de vice.

Nos bastidores, porém, o ex-presidente já sabe que deve ser considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deixando a cabeça de chapa para o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Em uma estratégia política, o PT insiste na candidatura de Lula até os últimos instantes e, inclusive, busca na Justiça o direito de Haddad “representar” Lula no próximo debate presidencial na TV.

O jornalista Beto Almeida chamou de “candidatura triplex” a chapa encabeçada por Lula, Haddad e Manuela D’Ávila, em referência ao triplex do Guarujá (SP), pelo qual Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Beto disse, também, que o PCdoB se tornou um “puxadinho” do PT após ter oficializado a aliança com os petistas.

Candidatos X Fake News

Os candidatos já estão em campo para brigar pelo voto e também para derrubar conteúdos considerados ofensivos e falsos. Em um ano eleitoral marcado pela polarização política nas redes sociais, os candidatos têm recorrido à Justiça para tentar remover conteúdos da internet que consideram falsos ou enganosos. Atualmente, pelo menos 56 processos tramitam na Justiça com esse intuito.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta segunda:

– Obras do Minha Casa, Minha Vida paradas

40 mil unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”, maior programa de habitação brasileiro, estão com obras paradas. A situação faz com que moradores de baixa renda sigam pagando aluguel ou vivendo em áreas de risco. A falta de recursos, problemas com as construtoras, falta de obras complementares ou mesmo invasões aos imóveis são apontados como alguns fatores para o último número de unidades habitacionais com obras paradas.

Saiba mais:
+ Brasil tem 40 mil imóveis do Minha Casa, Minha Vida com obras paradas

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacaram que, no Ceará, há também obras do Minha Casa, Minha Vida paradas. Eles citaram o conjunto habitacional Orgulho do Ceará II, em Maracanaú, que conta com 3 mil casas populares que já deveriam estar em posse da população. A falta de obras complementares, caso do saneamento básico, por exemplo, porém, impossibilitaram a entrega.

– Denúncia em Russas

Em Russas, na região do Vale Jaguaribano, vereadores denunciaram que a fila de espera por consultas, exames e cirurgias da Central de Regulação do Município está sendo furada por políticos e pessoas influentes da administração. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Cid Ferreira, tem mais informações:

CID FERREIRA – FILA FURADA EM RUSSAS

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda debateram sobre a baixa adesão dos pais cearenses à campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite! Tem também informações para quem ainda precisa agendar perícia médica no INSS – o prazo final termina nesta segunda – e um dado preocupante: cresce número de mortalidade materna no Brasil.

BATE PAPO 13.08.2018