O descaso na área de saúde da Capital entrou, nesta quarta-feira (13), no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza), com os jornalistas Luzenor de Oliveria e Beto Almeida, com destaque para o pronunciamento do vereador Iraguassu Filho (PDT) que  criticou, na Câmara Municipal de Fortaleza, o fechamento do setor de urologia do Hospital Frotinha de Antônio Bezerra. A crítica à desativação de serviços de saúde surgiu de um aliado do prefeito Roberto Cláudio (PDT)

Segundo Iraguassu, o único atendimento especializado era oferecido através do Centro de Atenção à Saúde do Homem (Cash), que funcionava anexo ao Hospital Distrital Evandro Aires de Moura. Quatro urologistas, conforme enfatizou, se revezavam no atendimento a cerca de 50 pacientes por semana, inclusive vindos do Interior e até de outros estados.

“Estou surpreso e sem entender o que está acontecendo em relação a saúde pública no município de Fortaleza com o fechamento de vários espaços, como o de mastologia do Hospital Gonzaguinha de Messejana e o mais recente, o fechamento do serviço de urologia do Frotinha de Antônio Bezerra, que é referência na saúde do homem. O vereador Iraguassú Teixeira, por vários anos, levantou essa bandeira nessa Casa, não somente no discurso, mas através de Emendas ao orçamento e ao PPA, bem como audiências públicas em vários momentos”, destacou Iraguassú Filho, ao fazer referência ao pai, Iraguassu, que é médico e, por mais de 20 anos, exerceu mandatos na Câmara de Vereadores.

Segundo levantamentos recentes, o câncer de próstata é a primeira causa de morte por câncer entre homens no Ceará. O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) divulgou que em 2016, 2550 foram diagnosticadas com câncer de próstata. Entre os anos de 2013 e 2016, foram registrados 2.271 óbitos por câncer de próstata. Só em 2016 foram registrados 381 óbitos. Os números são da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

“Além dos dados alarmantes ainda existem o tabu e o preconceito que fazem o homem não procurar os serviços de saúde de prevenção. No lugar de acompanharmos estímulos aos homens na procura da melhoria na qualidade de vida, estamos vendo o fechamento de serviços voltados à saúde do homem. Um serviço relevante, que vem prevenindo e salvando várias vidas”, critica. O jornalista Beto Almeida, ao conversar no Bate Papo Político, condenou o desmonte dos serviços de saúde.

Isso e muito mais no player abaixo!

BATE PAPO 13.09