Na semana em que começa o horário eleitoral gratuito nas emissoras de Rádio e TV, dois candidatos à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoêdo (Novo), e o vice da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad (PT), visitam o Ceará. O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político desta segunda-feira, 27, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).
Amoêdo
Amoêdo estará em Fortaleza na quarta e quinta-feira. Na quarta, às 15h30, o candidato do partido Novo dará uma entrevista coletiva, no Hotel Gran Marquise. Às 21h30, ele dará uma palestra na sede Via Corpvs da Faculdade Estácio FIC. Na quinta, às 7h30, Amoêdo participa de caminhada, junto com Bernardinho, ex-técnico da seleção masculina de vôlei, na avenida Beira Mar. Em seguida, os dois seguem para a Praça do Ferreira, no Centro da capital cearense, onde fazem mais uma caminhada.
Alckmin
Já Alckmin estará em Fortaleza na próxima sexta-feira à noite, 31. O tucano vai participar do Fórum Industrial Ideais em Debate, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). No sábado, 1º, Alckmin participará de dois eventos em cidades da Região Metropolitana do Estado – às 10h faz uma visita ao município de Horizonte e às 16h participa de uma carreata em Caucaia. O deputado federal Danilo Forte e o ex-senador Luiz Pontes, ambos do PSDB, estão à frente das articulações para trazer Alckmin ao Ceará.
Haddad
Vice da chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Haddad também faz uma visita ao Ceará na próxima sexta-feira, 31. O ex-prefeito de São Paulo vem representar Lula, que, em tese, está inelegível pela Lei da Ficha Limpa, após ser condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).
Caso Lula não consiga disputar o pleito, Haddad deve assumir o posto de candidato do PT à Presidência e tenta, com as visitas aos estados, se aproximar cada vez mais do eleitorado simpático ao ex-presidente. A agenda de Haddad em Fortaleza ainda não foi divulgada pela assessoria de imprensa do PT.
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral gratuita começa na próxima sexta-feira, 31, com os candidatos à Assembleia Legislativa, Senado e ao Governo do Estado. No sábado, é a vez dos candidatos à Presidência da República e Câmara Federal.
Para o jornalista Beto Almeida, a campanha nas emissoras de Rádio e TV deve fazer com que o percentual de eleitores indecisos diminua. Segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha, hoje, 38% do eleitorado brasileiro ainda não definiu seu candidato para votar no primeiro turno da disputa presidencial.
Beto lembra, inclusive, que Alckmin, candidato do PSDB que visita o Ceará nesta semana, aposta todas as suas fichas na propaganda eleitoral para aumentar seu percentual de intenção de votos – o tucano aparece com 9% das intenções de voto, segundo a última pesquisa divulgada pelo Datafolha.
Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta segunda-feira:
– Camilo e as tropas federais
O governador Camilo Santana (PT), candidato à reeleição nas eleições deste ano, define, nesta segunda-feira, se endossa ou não o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, TRE-CE, de envio de tropas federais para o Estado. A informação foi confirmada pelo próprio Camilo, no último sábado, durante a inauguração do comitê de campanha do candidato à deputado estadual Fernando Hugo, do PP.
O anúncio da reunião aconteceu após 22 municípios cearenses terem solicitado o envio da Força Nacional e o TRE-CE ter confirmado a necessidade da operação em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral. Camilo tem declarado confiança nas forças de segurança de segurança do Estado.
Para o jornalista Beto Almeida, a estratégia de Camilo, de ressaltar que o Ceará tem efetivo policial suficiente para garantir a segurança do pleito no Estado, se deve ao fato de o governador querer evitar a politização do debate. Para o jornalista, caso Camilo endosse o pedido do TRE-CE, ele pode dar a entender que o Ceará não um setor de inteligência, dentro da Polícia Civil, que atenda a demanda estadual. Em segundo lugar, para Beto, Camilo deixaria a entender que as organizações criminosas estão mandando no Ceará.
– TSE e os pedidos de impugnações
O Ministério Público Eleitoral (MPE) identificou irregularidades em 1.077 pedidos de registros de candidatura em todo o país — o que corresponde a 5% das solicitações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior parte (57,5%) refere-se a inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa, o que pode ser um sinal negativo para a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, após condenação em segunda instância no caso do triplex do Guarujá.
O dado ainda é parcial e considera as contestações apresentadas até 20 de agosto. Segundo o MPE, a estimativa é que tenham sido apresentadas 310 ações de impugnação. Ao todo, 19% das inelegibilidades são decorrentes de rejeição de contas públicas. A verificação das informações foi facilitada pelo acordo firmado entre o MPE e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas, e o Tribunal de Contas da União (TCU).
O MPE tem cinco dias – a contar da publicação dos editais – para apresentar as ações. Até o dia da divulgação do balanço parcial foi priorizada a atuação nos casos em que o próprio MPE identificou irregularidades. Nas impugnações promovidas por partidos e candidatos, a Justiça Eleitoral tem até 17 de setembro para rejeitar ou não as solicitações.
– Dinheiro do Fundef e prefeituras cearenses
56 cidades do Ceará, que entraram na Justiça contra a União para receber as diferenças de recursos aplicados na área da educação, ganharam ações que as garantem, pelo menos, R$ 3,1 bilhões. O dinheiro corresponde às verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) que o Governo Federal deixou de transferir para as Prefeituras nos anos 90.
O consultor econômico da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), José Irineu, falou sobre o assunto em entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na edição desta segunda-feira, 27, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).
Saiba mais:
+ Aprece calcula R$ 3,1 bilhões para 56 cidades do Ceará de diferença do Fundef
Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político desta segunda? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!