A demora da Câmara dos Vereadores de Caucaia para aprovar o empréstimo de US$ 80 milhões (quase R$ 280 milhões) junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) foi destaque no Bate Papo Político desta segunda-feira, 4, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior).

O empréstimo internacional, primeiro da história do Município, surgiu de longos debates e articulações do prefeito da cidade, Naumi Amorim (PMB), com o senador Eunício Oliveira (MDB), presidente do Congresso Nacional. Com a demora dos vereadores de Caucaia, que poderiam aprovar o empréstimo em apenas duas sessões plenárias, o Município fica sem uma montanha de dinheiro que poderia ser usada para beneficiar diretamente a população.

Para os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, a demora na Câmara é injustificável. Para eles, argumentos que não deveriam fazer parte da agenda política, nem das conversas de bastidores deveriam ser deixados de lado para que a votação do acordo internacional fosse logo votada. Afinal, trata-se de recursos que serão direcionados a obras que beneficiem a população. Para Luzenor de Oliveira, cabe aos vereadores, nesse momento, o gesto de grandeza, o compromisso com a população e a aprovação da mensagem do Executivo com o pedido de autorização para o empréstimo ser contratado.

+ Caucaia: Vereadores tem obrigação de aprovar, sem barganha, autorização de empréstimo

Resposta dos vereadores

Em resposta a reportagem do Portal Ceara Agora, o vereador de Caucaia, Eneas Goes (PTC), publicou em uma rede social que o empréstimo ainda não foi aprovado em decorrência de não ter ocorrido uma Audiência Pública e por não ter sido analisado por comissões técnicas. “Não ouvimos o povo que nos colocou lá na Câmara”, disse o parlamentar.

Já o vereador Weibe Tapeba (PT) afirmou que a polêmica envolvendo o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o município de Caucaia acabou “ganhando proporções sem limites”. Para ele, “não é concebível que se coloque todos os vereadores em uma vala comum”. Sobre a aquisição, Weibe disse que sequer analisou o processo na Câmara porque as comissões ainda não emitiram parecer sobre o assunto.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta segunda-feira:

– Eleições suplementares em quatro cidades do Ceará

Quatro municípios do Ceará – Santana do Cariri, Frecheirinha, Tianguá e Umari – tiveram eleições suplementares nesse domingo, 3, para a escolha de prefeitos e vices. Isso porque os eleitos em 2016 perderam os mandatos em decisões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Os eleitos cumprem mandatos de dois anos até as próximas eleições municipais, em 2020.

O corresponde Carlos Alberto fez um balanço das eleições:

CARLOS ALBERTO – QUATRO MUNICÍPIOS CEARENSES TÊM NOVOS PREFEITOS

–  Vereadores de Tauá podem afastar prefeito do Município

Os vereadores de Tauá podem afastar o prefeito da cidade, Carlos Windson (PR), denunciado por irregularidades em sua administração. Os parlamentares do município montaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o gestor municipal. Windson vem desagradando a população tauaense desde quando foi eleito em 2016. A Câmara de Vereadores de Tauá tem sessão marcada para hoje, às 17 horas.

– Eunício pode ser candidato avulso

A declaração do ex-governador Cid Gomes, ao admitir, pela primeira vez, a inviabilidade do MDB no palanque da aliança com o PDT no Ceará abre três caminhos na corrida às eleições deste ano: 1) a candidatura avulsa do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, a um novo mandato de senador; 2) o MDB de volta ao bloco de oposição 3) e uma candidatura de Eunício à Câmara Federal. Sem aliança com oposição ou situação!

+ Com declaração de Cid, Eunício pode ser candidato avulso ao Senado

– Seminário “Prefeitos Ceará 2018”

Mais de 500 gestores dos 184 municípios cearenses vai se reunir nesta segunda-feira, 4, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para discutir sobre administração municipal. Os desafios de administrar uma cidade, como por exemplo, atração de investimentos, qualidade da educação pública, gestão de projetos, planejamento para o desenvolvimento municipal, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, energia solar, controle social e participação cidadã, serão pautados no evento. O seminário Prefeitos Ceará 2018 começou às 9 horas de hoje, segue durante todo o dia e tem programação também nesta terça-feira.

Confira no anexo abaixo o Bate Papo Político na íntegra com as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida:

BATE PAPO 04.06.2018