Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O fim de semana movimentado na política estadual foi destaque no Bate Papo Político desta segunda-feira, 30, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 25 emissoras no Interior). No sábado, o PT estadual decidiu não lançar um candidato próprio ao Senado, enquanto que o PSOL oficializou o nome do professor Aílton Lopes como candidato ao Governo do Estado. O domingo não ficou atrás, já que PSDB e PSL também oficializaram seus candidatos ao Palácio da Abolição.

PT estadual não terá candidato ao Senado

Por 300 votos a 70, o PT estadual decidiu não ter um candidato próprio ao Senado Federal. A decisão ocorreu durante o Encontro de Tática Eleitoral do partido, no sábado, 28, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

Com a decisão, o PT Ceará vai apoiar o candidato do PDT ao Senado, Cid Gomes. Cid ainda não confirmou se será candidato, mas aliados do ex-governador do Ceará já dão como certa sua candidatura. O não lançamento de um nome do PT ao Senado também vai favorecer a reeleição do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB). Eunício se aproximou da gestão Camilo Santana no final de 2016, e deve ser apoiado, mesmo que informalmente, pelo atual governador estadual, já que o PT estadual também decidiu no Encontro de Tática Eleitoral que não irá se coligar com o MDB.

A decisão do PT de não lançar um candidato ao Senado frustrou o senador José Pimentel, que tentava conquistar apoio dentro do partido para tentar uma reeleição, o que não aconteceu.

PSOL oficializa Aílton Lopes

Também no sábado, o PSOL lançou a candidatura de Aílton Lopes ao Governo do Estado. A convenção estadual do partido contou com a presença de nomes influentes do partido, como Renato Roseno e João Alfredo. Aílton destacou durante o encontro que terá um programa de governo que vai priorizar os direitos sociais. Sua candidatura terá ainda apoio do PCB.

PSDB oficializa Theophilo e Mayra. Vice segue indefinida

No domingo, 29, foi a vez do PSDB oficializar o nome do general Guilherme Theophilo ao Governo do Estado e da médica Mayra Pinheiro ao Senado Federal. A convenção, ocorrida no ginásio da Faculdade Ari de Sá, em Fortaleza, contou com as presenças de nomes como o do senador Tasso Jereissati, do ex-governador Lúcio Alcântara, dos deputados estaduais Roberto Pessoa, Fernanda Pessoa e Capitão Wagner e do candidato ao Senado pelo PROS, Luis Eduardo Girão.

Tasso e Theophilo foram os mais aplaudidos durante o evento e não pouparam críticas a administração estadual. O senador tucano condenou o uso da máquina pública para colocar partidos do mesmo lado – citando a aliança em prol da reeleição de Camilo Santana, com conta com 24 partidos – e chamou o governo estadual de “frouxo”. Tasso disse ainda que o Ceará está sendo dominado pelas facções criminosas. Confira abaixo o que disse o senador Tasso Jereissati:

TASSO JEREISSATI – SENADOR

Já Theophilo associou os seus 45 anos servindo ao Exército brasileiro com o número 45 do PSDB. O general quatro estrelas abriu seu discurso dizendo que a corrida pelo Palácio da Abolição será um desafio, mas será vitoriosa. “Somos poucos, mas somos fortes”, destacou. Guilherme Theophilo ainda fez uma analogia com uma passagem bíblica – porta estreita e porta larga –, e disse que as duas portas estão na política do Ceará e que a porta larga é a da corrupção. Confira um trecho da fala do general Guilherme Theophilo:

GENERAL THEOPHILO – CANDIDATO DO PSDB AO GOVERNO DO ESTADO

O PSDB, no entanto, ainda não definiu quem vai ocupar a vaga de vice na chapa de Theophilo – o ex-senador Luiz Pontes não aceitou assumir o posto, tendo, inclusive, não comparecido a convenção estadual do PSDB na manhã desse domingo. A questão, segundo os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, deve ser definida até o próximo dia 4 de agosto.

PSL lança Helio Gois como candidato ao Governo do Estado

Também na manhã desse domingo, o PSL oficializou o nome do advogado Helio Gois ao Governo do Estado. Durante a convenção, realizada no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, também foi confirmado o nome da professora Ninon Tauchmann como candidata a vice-governadora. Para o Senado, o partido também confirmou a candidatura do médico Marcio Pinheiro.

Camilo se encontra com líderes de partidos aliados nesta segunda

O governador Camilo Santana (PT) realiza um jantar na noite desta segunda-feira, 30, no Marina Park Hotel, com lideranças dos 24 partidos que compõem a base de apoio a sua reeleição. A ideia é pré-oficializar sua candidatura ao Governo do Estado – que será homologada no próximo domingo, 5 de agosto, data da convenção estadual do PT. A expectativa é que a atual vice-governadora, Izolda Cela (PDT), esteja presente ao lado de Camilo no evento. Izolda deve ser novamente vice da chapa de Camilo.

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político desta segunda-feira? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 30.07.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp