O fim de semana marcou o fim do prazo para os partidos fecharem alianças e homologar candidaturas. No Ceará, o sábado e o domingo foi de movimentação política intensa tanto na definição das chapas majoritárias (Governo do Estado e Senado) quanto das chapas proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara Federal). O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta segunda-feira, 6 do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 25 emissoras no Interior).
Eunício vai tentar reeleição
O senador Eunício Oliveira foi oficializado no último sábado, 4, como candidato do MDB à reeleição. A convenção estadual do partido ocorreu na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Fortaleza. O governador Camilo Santana marcou presença na convenção e cumprimentou Eunício como futuro senador eleito.
Camilo e Eunício foram adversários na disputa pelo Governo do Estado, em 2014, mas desde o fim de 2016 mantém uma parceria administrativa que, segundo os dois, beneficiou o Estado do Ceará. A aproximação entre os dois fez com que a parceria evoluísse para o campo político. Em entrevista ao Portal Ceará Agora, Eunício destacou a parceira com Camilo:
EUNÍCIO OLIVEIRA – SENADOR DA REPÚBLICA
Camilo é homologado. Izolda será vice
No domingo, 5, foi a vez do governador Camilo Santana ser oficializado como candidato à reeleição. Durante a convenção do PT e PDT, no ginásio da Faculdade Ari de Sá, na avenida Heráclito Graça, em Fortaleza, o petista destacou as ações desenvolvidas pelo seu Governo nas áreas da Segurança Pública, Saúde e Educação e mandou um recado a oposição, ao afirmar que vai responder com trabalho às críticas vindas do lado opositor, e que seu palanque prega o que chamou de “boa política”. Confira o que disse Camilo:
CAMILO SANTANA – GOVERNADOR DO CEARÁ
Nesse domingo a atual vice-governadora do Governo Camilo Santana, Izolda Cela (PDT), também foi homologada como candidata a vice-governadora da chapa encabeçada pelo petista. Em seu discurso, Izolda destacou que o desafio do governador Camilo Santana, em um eventual segundo mandato, será grande e disse ainda que representa todas as mulheres cearenses:
IZOLDA CELA – VICE-GOVERNADORA DO CEARÁ
Cid também é oficializado, mas não comparece a convenção
A convenção estadual do PDT e PT também oficializou o nome do ex-governador do Estado, Cid Gomes, como candidato pedetista ao Senado Federal. Cid, porém, não compareceu ao encontro desse domingo. O governador Camilo Santana alegou que Cid ficou até às 3 da manhã articulando alianças para a chapa proporcional e que, com uma forte enxaqueca, não pôde comparecer a convenção.
Camilo, porém, reforçou seu apoio a candidatura de Cid ao Senado. O atual governador do Estado disse, inclusive, que Cid é “o maior homem público da história do Ceará”:
CAMILO SANTANA – GOVERNADOR DO CEARÁ
Com a decisão do PT estadual de não lançar candidato ao Senado, o partido vai apoiar, oficialmente, o nome de Cid à Casa Legislativa, o que deixa o caminho livre para o senador Eunício Oliveira tentar a reeleição – com o apoio informal do governador Camilo Santana. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva tem mais informações sobre a aliança entre MDB, PDT, PT e mais 21 partidos:
CARLOS SILVA – ALIANÇA PT-PDT-MDB
PT Ceará define alianças para Câmera e Assembleia Legislativa
O PT Ceará também definiu nesse domingo, 5, durante sua convenção estadual, realizada em conjunto com a do PDT, os partidos que estarão na sua coligação na disputa pela Câmara Federal e pela Assembleia Legislativa.
Para o âmbito estadual os partidos que farão parte da coligação com o PT serão PSB e PV. Já na disputa pela Câmara Federal, a chapa ficou definida com PP, PR, PMN, PV, PRP, PCdoB, além do próprio PT.
Os outros destaques:
PT se alia ao PCdoB. Manuela será vice “de fato”
No âmbito presidencial, o PCdoB e o PT firmaram, na noite desse domingo, 5, uma aliança para a Presidência da República, conforme anunciou a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann. Segundo a parlamentar, a nomeação de Fernando Haddad como vice foi feita para garantir o registro da candidatura, respeitando o prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, Manuela D’Ávila será a vice “de fato” da chapa.
Saiba mais:
+ PT e PCdoB firmam aliança e Manuela deve assumir posto de vice “de fato”
Kátia Abreu será vice de Ciro
O candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, escolheu a senadora Kátia Abreu (TO) como candidata a vice-presidente. O anúncio oficial será feito na manhã desta segunda-feira, 6, na sede nacional do PDT, em Brasília. Com apenas o apoio de um partido em sua coligação, o nanico Avante, Ciro optou por uma solução caseira, já que a senadora trocou o MDB pelo PDT em abril. Com a decisão de ser candidata a vice, Kátia abre mão de disputar o Governo de Tocantins.
Gostou dos destaques do Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e saiba o que os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida debateram sobre esses e outros assuntos!