Os candidatos aos cargos eletivos nas eleições deste ano já estão nas ruas nesta quinta-feira, 16, no primeiro dia oficial de campanha eleitoral. O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta quinta, 16, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), que repercutiu também a “guerra jurídica” em torno da elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A campanha começou

A partir de hoje, 16, candidatos à Assembleia Legislativa, Câmara, Senado, Governo Estadual e Presidência da República já estão autorizados pela Justiça Eleitoral a pedir votos nas ruas. Ao todo, 252 nomes vão disputar as 46 vagas da Assembleia Legislativa e 565 vão disputar o pleito em busca de uma das 22 vagas à Câmara Federal que o Ceará tem direito. A campanha deste ano terá 52 dias de duração (até o primeiro turno) e, a partir de 31 de agosto, contará também com a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.

O jornalista Beto Almeida se surpreendeu com o maior número de candidatos que estão na disputa pela Câmara e destacou que isso pode ser reflexo da insatisfação de alguns candidatos com as coligações montadas no Estado. Beto ainda se fez uma pergunta: qual será o índice de renovação nas Casas Legislativas no pleito de outubro?

O que não pode nas eleições deste ano

  • Para as eleições deste ano, bonecos infláveis, muito presentes em cruzamentos de vias movimentadas das cidades em eleições passadas, estão proibidos;
  • Carros de som só serão permitidos em carreatas (com um mínimo de três veículos com equipamentos sonoros);
  • Muros de propriedades privadas só podem expor fotos e apoio a candidatos em medidas que sejam inferiores ou igual a meio metro quadrado;
  • Equipamentos públicos não podem receber, em nenhum momento, propaganda eleitoral de candidatos a cargos eletivos.

A agenda da base Camilo Santana

O governador Camilo Santana (PT), que disputará a reeleição, e Cid Gomes, candidato do PDT ao Senado, abriram, oficialmente, suas respectivas campanhas eleitorais com caminhada às 7h desta quinta, no Mercado Central de Fortaleza. Cid, inclusive, tem agenda cheia.

Às 12h, o pedetista, ainda acompanhado de Camilo e ao lado do senador Eunício Oliveira (MDB), participa de uma caminhada no Beto do Cotovelo, em Sobral, cidade natal dos irmãos Ferreira Gomes – o prefeito do município é Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid.

Saiba mais sobre a agenda de Cid na coluna do jornalista Luzenor de Oliveira:

+ Cid abre campanha com caminhadas em Fortaleza e visita a Sobral e Cariri

Luzenor e Beto destacaram que Ivo, em uma série de posts em suas redes sociais nessa quarta, 15, convidou os sobralenses para prestigiar a visita de Cid e Camilo a Sobral, mas não fez referência a presença de Eunício na cidade, o que expõe certa falta de harmonia na chapa de situação. Vale lembrar que Ciro Gomes (PDT), irmão de Ivo e Cid, já deixou claro que não vai apoiar Eunício nas eleições deste ano, em virtude de divergências de longa data entre os dois.

Após deixar Sobral, Cid ainda tem dois compromissos na região do Cariri: às 18h, visita a Igreja de Santo Antônio, em Barbalha, e às 19h, visita a estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato. Para o jornalista Beto Almeida, Cid pretende visitar quase todos os 184 municípios cearenses por dois objetivos: se eleger ao Senado e “puxar” votos para a campanha do irmão Ciro, candidato do PDT à Presidência da República.

As assessorias do PROS e PSDB ainda não divulgaram a agenda de seus candidatos ao Governo do Estado e Senado Federal para esta quinta-feira.

A ‘guerra jurídica’

O PT apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nessa quarta, 15, o pedido de registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Lula, que foi o último dos 13 candidatos ao Planalto a pedir o registro de candidatura, está preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal de Curitiba e, em tese, está inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida debateram sobre o assunto e destacaram que a expectativa é que o TSE julgue se Lula irá ou não disputar o pleito de outubro antes mesmo do início da propaganda eleitoral gratuita, em 31 de agosto. O jornalista Beto Almeida lembrou que ainda na noite dessa quarta, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entrou com pedido no TSE para que a candidatura de Lula seja indeferida. A procuradora argumentou que Lula não pode disputar a eleição porque não está “elegível”, por ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão em um tribunal de segunda instância.

O jornalista Luzenor de Oliveira ainda trouxe a informação de que o ministro Luís Roberto Barroso será o relator do processo que vai julgar o pedido de candidatura de Lula. Para Beto, Barroso deve levar o caso ao plenário do TSE, que deve decidir pelo indeferimento da candidatura do ex-presidente. Caso Lula tenha sua candidatura impugnada pelo TSE, o PT tem até o próximo dia 17 de setembro para apresentar um novo nome para encabeçar a chapa – Haddad, vice de Lula, deve ser o candidato do PT à Presidência e Manuela D’Ávila (PCdoB), sua vice.

PT quer Lula no debate

O PT entrou, nessa quarta-feira, 15, com pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando reconhecimento do direito à participação presencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate eleitoral entre candidatos à Presidência da República que está marcado para esta sexta, 17, na Rede TV!. O argumento da defesa é que a prisão de Lula é “injusta, ilegal e inconstitucional” e “não é razão suficiente para cassação de seus direitos políticos”.

Saiba mais:
+ PT entra com liminar no TSE para que Lula participe de debate nesta sexta

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda debateram sobre a declaração do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que afirmou que o PT e o PSDB podem firmar aliança no segundo turno das eleições, caso o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, ainda permaneça na disputa.

BATE PAPO 16.08.2018